domingo, 30 de novembro de 2008

Natal...

Tenho que começar já a seleccionar os livros para presentes de Natal. Normalmente, dão-me um vale da Fnac que chega para 5 ou mais livros, por isso terei que escolher bem, principalmente aqueles que mais desejar ler, com sinopses extraórdinarias,polémicas ou cativantes, não devo dar demasiada importância ao nome do autor ou ser atraída pela popularidade do livro em questão, mas sim sobretudo à história em si!
Para ver a sinopse de cada livro, clique sobre cada imagem.




quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Muitas Vidas, Muitos Mestres


Sinopse:
Como psicoterapeuta tradicional o Dr. Brian Weiss sentiu-se espantado e ao mesmo tempo céptico quando uma das suas pacientes começou a recordar traumas de vidas passadas que pareciam conter a chave para os seus pesadelos constantes e ataques de ansiedade. No entanto, esse cepticismo cedeu quando ela começou a canalizar mensagens do «espaço entre vidas» que continham revelações notáveis sobre a família do Dr. Weiss e o seu filho já falecido. Usando a terapia de vidas passadas foi capaz de curar a paciente e iniciar uma nova fase da sua carreira muito mais significativa. Comovente e inspirador, este livro cativará todos aqueles que se interessam por terapia através da regressão a vidas passadas.


A minha opinião:

Este livro, apesar de ser muito interessante e bastante útil, tratando-se de um tema fascinante e, ainda por cima, de uma história verídica, não é tão envolvente como o anterior "Só o Amor é Real" (clique aqui). É um pouco mais descritivo... Há partes em que o psiquiatra procura interpretar ou justificar as acções observadas na paciente enquanto hipnotizada, ou seja, relata as suas próprias divagações sobre os extraordinários resultados da hipnose. Portanto, isto faz com que quebre o desenrolar espontâneo da história.
Ainda devo referir que há partes repetitivas em relação a hipnose, mas estas repetições são necessárias (não vou dizer porquê senão estaria a revelar todo o conteúdo do livro!). Deste modo, exige muita paciência da nossa parte na leitura...
E, como seria de esperar, pelo facto de ter lido o livro anterior, achei esta história previsível ou esperada. Já sabia que a Catherine iria ficar "curada" ou liberta de medos, fobias, ansiedade...
Contudo, apesar das repetições e da previsibilidade, valeu a pena esta leitura, deu-me a ficar a saber mais coisas!

O psiquiatra Dr. Brian Weiss era bastante céptico de reencarnação, só acreditava em factos científicos ou concretos, até à altura em que recebeu a paciente Catherine que sofria de muitos pânicos atrozes e estava a piorar de dia para dia... O psiquiatra já tinha feito hipnose por regressão de idade (significa que recuamos à nossa infância e visualizamos tudo com uma nitidez como se fossemos outra vez criança mas sob a perspectiva da nossa consciência adulta)... Fez isto à paciente e não lhe deu resultado, a Catherine continuou na mesma. Era costume dar aos pacientes fármacos antidepressivos mas eles nunca estavam verdadeiramente curados, ficavam apenas "adormecidos" ou "drogados". Felizmente, o psiquiatra não receitou a medicação à Catherine, queria-a "desperta" para terapia e, um dia, decidiu experimentar a hipnose por regressão a vidas passadas... A partir daí, tudo mudou! Foi uma descoberta fenomenal e uma mudança drástica de 360º para ambos!

Os livros de Dr. Brian Weiss não são para nos fazer acreditar, mas sim são apenas histórias verídicas que de facto aconteceram. Depois, fica ao critério de cada leitor acreditar ou não. Também são livros que nos permitem pensar e nos ajudam a despertar para uma harmonia e paz espiritual.


Classificação: 4/5 (indispensável!)

P/ mais informações:
Aqui #1 (do blog Folhas de Papel)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Casa dos Anjos



Sinopse:

A Casa dos Anjos é uma vivenda de um bairro mal afamado de Sidney para onde vai viver a jovem Harriet Purcell. São os anos 60, Harriet tem 21 anos e não suporta o ambiente opressivo da sua família burguesa.
Na nova casa, Harriet entra em contacto com um mundo bizarro e cativante. Estabelece relações com os outros inquilinos, um pintor sem recursos, um emigrante alemão apaixonado por música e culinária, um casal de namoradas. Sobretudo, inicia uma amizade especial com a dona da casa, a senhora Schwartz - cartomante, vidente e médium - e com a sua filha, a pequena Flo, que é muda.
No decorrer de um ano intenso, Harriet descobre o amor, o sexo, a liberdade e a afirmação de si própria. Mas quando uma tragédia se abate sobre a casa, a jovem tem de reunir todas as suas forças para salvar Flo de um destino de solidão e dor.

«Um absorvente drama familiar, repleto de paixão, tragédia, amor e… sexo.»
Sunday Telegraph

«Deliciosamente viciante… uma história clássica de poder e riqueza. Uma leitura a não perder.»
Sainsbury's Magazine

A Minha Opinião:
É uma história diferente em que a personagem principal, Harriet Purcell, conta no seu diário as suas aventuras sucedidas num bairro social australiana.
A escrita é muito engraçada (suscitou-me algumas gargalhadas) e ao mesmo tempo envolvente. Contém um pouco de suspense, ou seja, faz com que o leitor fique a especular de como irá a história terminar, e o final é realmente surpreendente.
Achei interessante a variedade de personagens, foi o que mais gostei do enredo, deu-me a parecer uma novela australiana um tanto bizarra!
Gostei bastante da personagem principal, um verdadeiro exemplo de mulher confiante e segura, que sabia o que queria e não se deixava sofrer ou ser-se influenciada por coisas fúteis de amor, e ainda mais, respeitava a diferença de todas as pessoas ou via-as como pessoas. Por isso, achei este livro especial mas, fora disto, não é uma obra prima ou que merecesse na classificação 5 estrelas, pois é simplesmente um "diário". Mas é bom, está relatado de uma forma que nos prende do princípio ao fim, é um espaço literário de "convívio" com personagens invulgares mas cativantes, ou seja, é um reflexo amplo das diferenças sociais. E, além disto, é comovente, mesmo de tocar o coração!

Classificação: 3/5 (vale a pena!)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Só o Amor é Real




Sinopse:

Pedro e Elisabeth não se conheciam e não tinham nada em comum, excepto o facto de serem ambos jovens e de sofrerem de ansiedade e depressão. Começaram a fazer terapia com o Dr. Brian Weiss e esta circunstância, aparentemente casual, revelou-se um verdadeiro estratagema do destino. Graças à sua mente aberta e à sua experiência com terapia por regressão, revelada no seu best-seller Muitas Vidas, Muitos Mestres, o Dr. Weiss intuiu desde logo que Pedro e Elisabeth estavam intimamente ligados um ao outro. Ambos descreviam, com uma nitidez espantosa, experiências das mesmas vidas passadas. Seria possível que eles se tivessem amado ao longo de várias vidas e que estivessem agora separados? Só o Amor é Real descreve o longo e, por vezes, doloroso processo da reunião destas almas gémeas e a emocionante descoberta do amor que as uniu ao longo de séculos. Mas revela também uma importante mensagem: que cada um de nós tem uma alma gémea, uma pessoa que nos acompanha ao longo das nossas vidas.


A Minha Opinião:

Adorei, simplesmente fabuloso e divinal, uma história veridica contada sob a forma de romance, sobre a regressão a vidas passadas, ou seja, sobre a terapia por hipnose.
É lindo como o Pedro e a Elisabeth se encontraram, como as duas almas gémeas se reencontraram.
Fez-me arrepiar as suas viagens a vidas passadas, o modo como eles descreviam os pormenores passados do ambiente, do vestuário e das acções, os seus reencontros com os entes queridos já falecidos em vidas passadas e esta certeza de que se vão reencontrar em vidas posteriores, a maravilhosa ligação de um amor forte com uma alma gémea...
O Amor é a verdadeira razão da existência!
E, ainda mais, a hipnoterapia é a cura de todos os males como fobias, depressão, ansiedade, baixa auto-estima, falta de auto-confiança, insónias, raiva, etc. Temos tudo isto devido a vidas passadas.
O livro fez-me abrir os olhos a novos horizontes da Vida e ao verdadeiro significado do Amor...

Vou deixar aqui uma parte do livro, da página 17, capitulo 1:

«Há sempre alguém especial para qualquer um de nós. Frequentemente existem duas ou três, ou mesmo quatro. Provêm de diferentes gerações. Viajam através dos oceanos do tempo e das profundezas das dimensões celestiais para estarem novamente connosco . Vêm do outro lado do Céu. Estão diferentes, mas o seu coração reconhece-os. Coração esse que os teve nos braços de que então dispunha, nos desertos banhados pelo luar do Egipto e nas planícies primitivas da Mongólia. Cavalgaram juntos nos exércitos de um general-guerreiro esquecido, e viveram juntos nas cavernas agora soterradas dos Anciãos. Estão unidos pela eternidade e nunca estarão sós.

A sua cabeça pode dizer: “Mas eu não o conheço”. Mas o seu coração sabe que não é assim.

Ele pega-lhe na mão pela primeira vez, e a memória do seu toque transcende o tempo e perturba profundamente todos os átomos do seu ser. Ela olha-o nos olhos e você vê nela uma alma que foi sua companheira através dos séculos. O seu estomâgo revira-se. Os seus braços ficam arrepiados. Tudo o que é exterior a este momento perde a importância.

Ele pode não reconhecê-la, mesmo que finalmente se tenham encontrado de novo, mesmo que você o reconheça . Você consegue sentir o laço da união. Consegue ver o potencial, o futuro. Mas ele não . Os seus medos, o seu intelecto, os seus problemas mantêm um véu sobre os olhos dos seu coração. Ele não a deixa ajudá-lo a remover esse véu. Você lamenta-se e sofre, e ele segue o seu caminho. O destino pode ser tão volúvel.

Quando ambos se reconhecem, nenhum vulcão poderia entrar em erupção com mais paixão. A energia libertada é tremenda.

O reconhecimento das almas pode ser imediato. Um sentimento súbit0 de familiaridade, a sensação de conhecer esta nova pessoa a uma profundidade muito para além daquela que a consciência poderia conhecer. A uma profundidade geralmente reservada aos familiares mais íntimos. Ou ainda mais do que isso. Saber intuitivamente o que dizer, como vão reagir. Um sentimento de segurança e confiança muito maior que aquele que alguma vez poderia ser conquistado num dia, numa semana ou num mês.

O reconhecimento de almas também pode ser lento e subtil. Uma alvorada gradual à medida que o véu é gentilmente removido. Nem todos estão preparados para o reconhecimento imediato. Há que dar tempo ao tempo, e muita paciência pode ser necessária para aquele que vê primeiro.

Pode despertar para a presença de uma alma companheira através de um olhar, um sonho, uma memória ou sentimento. Pode despertar pelo toque das suas mãos ou dos seus lábios, e a sua alma é reanimada de volta à vida plena.

O toque que desperta pode ser o de um filho, de um dos pais, de um irmão ou de um verdadeiro amigo. Ou pode ser do seu amado, procurando através dos séculos beijá-la mais uma vez para relembrá-la de que estão juntos, sempre, para a eternidade.»


Classificação: 5/5 (altamente recomendado!)