quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Muitas Vidas, Muitos Mestres


Sinopse:
Como psicoterapeuta tradicional o Dr. Brian Weiss sentiu-se espantado e ao mesmo tempo céptico quando uma das suas pacientes começou a recordar traumas de vidas passadas que pareciam conter a chave para os seus pesadelos constantes e ataques de ansiedade. No entanto, esse cepticismo cedeu quando ela começou a canalizar mensagens do «espaço entre vidas» que continham revelações notáveis sobre a família do Dr. Weiss e o seu filho já falecido. Usando a terapia de vidas passadas foi capaz de curar a paciente e iniciar uma nova fase da sua carreira muito mais significativa. Comovente e inspirador, este livro cativará todos aqueles que se interessam por terapia através da regressão a vidas passadas.


A minha opinião:

Este livro, apesar de ser muito interessante e bastante útil, tratando-se de um tema fascinante e, ainda por cima, de uma história verídica, não é tão envolvente como o anterior "Só o Amor é Real" (clique aqui). É um pouco mais descritivo... Há partes em que o psiquiatra procura interpretar ou justificar as acções observadas na paciente enquanto hipnotizada, ou seja, relata as suas próprias divagações sobre os extraordinários resultados da hipnose. Portanto, isto faz com que quebre o desenrolar espontâneo da história.
Ainda devo referir que há partes repetitivas em relação a hipnose, mas estas repetições são necessárias (não vou dizer porquê senão estaria a revelar todo o conteúdo do livro!). Deste modo, exige muita paciência da nossa parte na leitura...
E, como seria de esperar, pelo facto de ter lido o livro anterior, achei esta história previsível ou esperada. Já sabia que a Catherine iria ficar "curada" ou liberta de medos, fobias, ansiedade...
Contudo, apesar das repetições e da previsibilidade, valeu a pena esta leitura, deu-me a ficar a saber mais coisas!

O psiquiatra Dr. Brian Weiss era bastante céptico de reencarnação, só acreditava em factos científicos ou concretos, até à altura em que recebeu a paciente Catherine que sofria de muitos pânicos atrozes e estava a piorar de dia para dia... O psiquiatra já tinha feito hipnose por regressão de idade (significa que recuamos à nossa infância e visualizamos tudo com uma nitidez como se fossemos outra vez criança mas sob a perspectiva da nossa consciência adulta)... Fez isto à paciente e não lhe deu resultado, a Catherine continuou na mesma. Era costume dar aos pacientes fármacos antidepressivos mas eles nunca estavam verdadeiramente curados, ficavam apenas "adormecidos" ou "drogados". Felizmente, o psiquiatra não receitou a medicação à Catherine, queria-a "desperta" para terapia e, um dia, decidiu experimentar a hipnose por regressão a vidas passadas... A partir daí, tudo mudou! Foi uma descoberta fenomenal e uma mudança drástica de 360º para ambos!

Os livros de Dr. Brian Weiss não são para nos fazer acreditar, mas sim são apenas histórias verídicas que de facto aconteceram. Depois, fica ao critério de cada leitor acreditar ou não. Também são livros que nos permitem pensar e nos ajudam a despertar para uma harmonia e paz espiritual.


Classificação: 4/5 (indispensável!)

P/ mais informações:
Aqui #1 (do blog Folhas de Papel)