domingo, 6 de julho de 2008

Água aos Elefantes



Sinopse:

«Senhoras e senhores, meninos e meninas, o espectáculo vai começar!»

Apesar de não falar delas, as recordações ainda habitam a mente do velho Jacob Jankowski. Recordações dele próprio quando jovem, lançado pelo destino para um comboio vacilante que hospedava o Benzini Brothers, o Maior Espectáculo da Terra.

Estava-se nos primeiros anos da Grande Depressão e para Jacob, agora com noventa anos, o mundo do circo relembra-lhe simultaneamente a sua salvação, mas também um inferno real. Na altura, ele era um veterinário recém-licenciado, que foi encarregado de tratar de Rosie, a coqueluche do circo, um aparentemente indomável elefante-fêmea que era a grande esperança deste circo de terceira categoria. Foi aí que Jacob conheceu Marlena, a bela estrela do número equestre, casada com August, o carismático, mas malvado, treinador de animais. O laço nascido no seio deste trio improvável era um laço de amor e de confiança e, em última instância, a sua única esperança de sobrevivência.

Surpreendente, tocante e divertido, Água aos Elefantes é um daqueles raros romances com uma história tão cativante que o leitor fica relutante em pousá-lo; com personagens de tal forma aliciantes que continuam a viver muito depois da última página ter sido virada; com um mundo construído com prodígio, um mundo tão real que o leitor começa a respirar o seu ar.



«Escrita eficaz e de muito bom gosto. Terno e nostálgico, Água aos Elefantes é uma história comovente, divertida e muito bem contada.»
Rui Lagartinho


«Uma obra surpreendente… a autora guarda uma magnífica revelação para as últimas páginas, transformando um romance simples num encantador conto de fadas.»
The New York Times Book Review


«Tão intenso, tão pormenorizado e tão vivo, que o leitor não consegue separar-se do livro nem por um minuto sequer.»
Chicago Tribun

A Minha Opinião:

Gostei muito. Uma história diferente do que já tinha lido, uma história bastante interessante que se passa num circo nos anos 30-40... O mais emocionante da história é a elefante-fêmea Rosie que me tocou imenso, afeiçoei-me completamente a ela. Tive algumas gargalhadas com as aventuras do Jacob, com os animais, com o anão kinko/walter; comovi-me com algumas amizades que se desenvolveram ao longo da história, e também libertei lágrimas pelas terríveis maldades que têm acontecido no decorrer da história...
O livro é ficcional mas alguns acontecimentos são baseados em factos verídicos. A deslocação do circo, de terra em terra, no comboio e os elefantes. Trabalhadores, artistas, chefes e os animais. Tudo pormenorizado, até inclui as fotografias a preto e branco que foram retiradas de um Museu Circense para nos dar uma ideia nítida de como era o interior de um comboio circense, como montavam as tendas, como eram as aberrações, etc...
O livro tem 400 páginas mas devorei-o em cinco dias (normalmente, com este nº de páginas, demoro duas semanas). A leitura é bastante leve, que se lê muito bem sem fazer nenhum esforço e, além disto, é uma boa história.
Agora, fiquei com uma vontade enorme de ir ao circo, ver o espectáculo com elefantes e de lhes dar uma festinha! :)