quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Menina dos Meus Olhos


(Para ler a sinopse, clique aqui)

Antes de dar a minha opinião, queria aqui deixar as criticas que são inteiramente fieis e que eu as teria dito o mesmo:

"Uma leitura soberba. Uma história inquietante, com personagens reais e bem construídos; a emoção mantém-se até à última página." - Joanne Harris, autora do Chocolate

"Electrizante... Uma história de amor que se torna sombria e pertubante" - Daily Mirror

"Uma exibição magistral de tensão constante." - Yorkshire Post


Nunca pensei que este livro fosse tão bom... De facto, surpreendeu-me totalmente!

O livro começa com duas histórias paralelas, a do Ronnie desde o seu nascimento e a da Susie desde a sua infância, e vamos acompanhando os seus acontecimentos (infelizmente, extremamente chocantes), no que eles irão tornar-se até à parte em que o Ronnie e a Susie se cruzam e depois encaminham no mesmo percurso... Haverá crimes. Não é o que pensam. Não é uma história previsivel, muito longe disto.

Fala, também, de laços entre mãe e filho(a). A força do amor maternal. As mães pensam que conhecem melhor os filhos que ninguém, até há muitas delas que não são capazes de ver a própria verdade ou no que os filhos podem ser. E se eles fossem cruéis? Que fariam as mães? Continuariam a amá-los?

Eu diria que este autor é uma Jodie Picoult numa versão masculina mas, claro, a escrita não é a mesma, devo dizer, a escrita do autor é ainda melhor, menos concentrada e mais directa, capaz de nos prender, de nos suspender a respiração, de nos fazer sentir todos os nervos à flor da pele. A descrição das emoções e dos sentimentos e a construção dos personagens são intensas.

Gostei muito de descobrir este autor e irei ler mais livros dele.

Classificação: 4/5 (muito bom!)