A Menina dos Meus Olhos
Antes de dar a minha opinião, queria aqui deixar as criticas que são inteiramente fieis e que eu as teria dito o mesmo:
"Uma leitura soberba. Uma história inquietante, com personagens reais e bem construídos; a emoção mantém-se até à última página." - Joanne Harris, autora do Chocolate
"Electrizante... Uma história de amor que se torna sombria e pertubante" - Daily Mirror
"Uma exibição magistral de tensão constante." - Yorkshire Post
Nunca pensei que este livro fosse tão bom... De facto, surpreendeu-me totalmente!
O livro começa com duas histórias paralelas, a do Ronnie desde o seu nascimento e a da Susie desde a sua infância, e vamos acompanhando os seus acontecimentos (infelizmente, extremamente chocantes), no que eles irão tornar-se até à parte em que o Ronnie e a Susie se cruzam e depois encaminham no mesmo percurso... Haverá crimes. Não é o que pensam. Não é uma história previsivel, muito longe disto.
Fala, também, de laços entre mãe e filho(a). A força do amor maternal. As mães pensam que conhecem melhor os filhos que ninguém, até há muitas delas que não são capazes de ver a própria verdade ou no que os filhos podem ser. E se eles fossem cruéis? Que fariam as mães? Continuariam a amá-los?
Eu diria que este autor é uma Jodie Picoult numa versão masculina mas, claro, a escrita não é a mesma, devo dizer, a escrita do autor é ainda melhor, menos concentrada e mais directa, capaz de nos prender, de nos suspender a respiração, de nos fazer sentir todos os nervos à flor da pele. A descrição das emoções e dos sentimentos e a construção dos personagens são intensas.
Gostei muito de descobrir este autor e irei ler mais livros dele.
Classificação: 4/5 (muito bom!)