segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Solstício de Inverno



Sinopse:

Ao abandonar Londres por uma bonita aldeia do Hampshire, Elfrida Phipps sente-se em casa. Tem uma pequena vivenda, o fiel cão Horace, e a amizade dos vizinhos Blundell - em especial a de Oscar - para garantir que os seus dias incluem companhia e independência.
Mas uma tragédia imprevista perturba a tranquilidade de Elfrida. Ela refugia-se numa casa na Escócia, que se torna um íman para vários vadios. Parece a receita certa para a calamidade. Mas o grupo acaba por tornar-se maior do que a soma das suas partes e Elfrida vê-se no centro de um Natal bastante mágico.

Rosamunde Pilcher combina eloquência e compaixão para criar personagens que revelam a forma como verdadeiramente vivemos e amamos. Repleta de tragédia e renovação, Solstício de Inverno possui uma narrativa cativante repleta de emoção.



A Minha Opinião:


Recebi este livro em Abril, como emprestado do bookcrossing, graças à kittycatss (um grande beijinho para ti!), e retive-o até ao Natal mas, dando sempre notícias do livro à dona, afim de ela ficar descansada. E, ainda bem que o fiz, o facto de o ter retido, pois a altura mais acertada ou indicada para o ler é na época natalícia. Pois, tal como a sinopse revela, o enredo passa-se precisamente nessa quadra festiva.

Lendo-o com o frio a envolver-nos e as luzes coloridas acesas ao fundo da sala a piscar discretamente, torna esta história ainda mais real e extremamente mágica, tocante e comovente, uma leitura deliciosa que nos chega a proporcionar um enorme sorriso e um conforto acalorado, acima de tudo mostrando-nos o verdadeiro sentido da Vida e o significado do Amor.

É impressionante a forma de como a autora construiu esta história em que desenrolam inesperados acontecimentos, tanto maus como bons, num espaço de tempo tão curto!

De facto, é uma história simples mas a escrita (a grande especialidade de Rosamunde Pilcher!) dá-lhe uma beleza rara, faz com que as coisas simples ou mesmo insignificantes se tornem especiais, ficando até com um brilho que parecem provenientes de um conto de fadas.

Há dramas familiares, tragédia, novas amizades, amores a nascer e crescer, surpresas recheadas de surpresas, alegrias inesperadas e encantadoras, pequenas belezas de Vida…

Achei lindo o natal desta história, não o posso pormenorizar, senão perde toda a surpresa. É segredo, está embrulhado em palavras, só a leitura é que o abre e assim a magia natalícia sai do livro para fora.

E as personagens, um tesouro! Soube-me tão bem acompanhá-las. Tocaram-me de tal maneira profunda. São pessoas comuns mas, humanas e realistas.

Definitivamente, não vou esquecer tão cedo desta história!

Classificação: 5/5 (Delicioso!)