domingo, 7 de setembro de 2008

Salto Mortal



Sinopse:


Um amor único num mundo especial…

Salto Mortal é a história de dois trapezistas, Mário Santelli, descendente de uma famosa família de trapezistas voadores e de Tommy Zane, o seu discípulo.

Situada nos anos quarenta e início dos anos cinquenta no mundo colorido do circo e das suas tradições, a autora narra-nos a luta dos dois trapezistas pelo aperfeiçoamento da sua arte e a descoberta do amor entre dois homens e a preservação da sua relação num ambiente hostil e adverso. Tommy Zane cresce como homem e trapezista no seio de uma família que o adopta para a qual o trapézio ocupa o lugar central e em que tudo o resto lhe está subordinado: a família Santelli com os seus Santellis Voadores. Mário, o guardião das tradições familiares, debate-se com o seu perfeccionismo e a vontade de demonstrar que para si não existem impossíveis e que, apesar da sua homossexualidade, o seu lugar de estrela não pode merecer contestação.

Mas esta história é sobretudo a de uma relação entre um rapaz e um homem, do crescimento de ambos e da forma como, sujeitos a todas as pressões, acabarão por conseguir lidar consigo próprios e com os outros numa luta titânica para ultrapassar os medos, as pressões e, sobretudo, os sentimentos de culpa e auto-rejeição.




«Marion Zimmer Bradley faz o retrato humano tanto do circo e dos seus profissionais, como da mentalidade dominante no período em que decorre a acção, o pós-guerra, bem como da dificuldade em aceitar diferenças como a homossexualidade como opção de vida.»

Diário de Notícias



«Um livro vibrante; um olhar envolventemente feminino, atento aos sentimentos e às emoções masculinas. Com uma perícia e uma delicadeza únicas, a autora penetra, devagar, no espaço hermético de dois homens que se amam, envergonhadamente, que se desejam, culpando-se por isso.»

Jornal de Notícias



«Ao longo destas páginas tão fascinantes como inesquecíveis, acompanhamos a luta de dois homens para se superarem, vencerem os seus medos e as suas limitações, não só físicas mas acima de tudo morais. São homens que voam no trapézio e na vida, personagens duma humanidade comovente a quem Marion Zimmer Bradley colocou asas na alma.»

Os Meus Livros





A minha opinião:

A autora MZB tinha uma grande paixão pelo trapézio e o livro é um reflexo disto. Segundo a escritora, os seus amigos, sabendo da sua paixão, arranjavam-lhe recortes de jornais e revistas, fotografias, postais, documentários televisivos sobre esta arte do voo.
Foi por amor ao trapézio que MZB construiu esse livro absolutamente fantástico.

As descrições sobre os movimentos dos trapezistas que aqui transparecem no livro são impressionantes, nítidas, até mesmo vertiginosas pois, ao ler essas palavras, vacilei-me, sentindo-me um pouco tonta. É que estas descrições me levaram “a voar”, como se estivesse dentro de cada trapezista… Os esforços, as tensões, os medos, as dores, tudo o que eles sentiam. Até podiam morrer se falhassem (mesmo com a rede posta)! Deste modo, passei a ter uma grande consideração e admiração pelos trapezistas.

Deliciei-me a entrar nessa história. A sensação que tive, foi de estar a ver uma espécie de novela épica circense, pois o clã Santelli era uma família italiana numerosa de trapezistas. Esta família trabalhava em conjunto, formava os Santelli Voadores, as suas tradições eram rigorosas, dos pais passavam para os filhos e destes para os seus filhos.
Tudo começa quando Tommy Zane, que era filho dos domadores de leões e ali estava no circo a acompanhar os pais, conhece o trapezista Mário Santelli durante os treinos deste com avô e tio. Depois, passa a integrar-se (sendo adoptado) no clã Santelli tornando-se ele próprio trapezista…

Lê-se muito agradavelmente, acompanhando cada passo, descoberta e crescimento do Tommy e testemunha-se uma história de amor tão intensa e profunda entre Tommy e Mário que a autora MZB tão bem relatou.

É um livro excelente para meditar, para amar e, acima de tudo, para respeitar.

Passou a ser um dos meus livros preferidos e vou certamente relê-lo mais tarde.

Classificação: 5/5 (excelente!)

Nota:
Gosto mais da capa original, em que mostra dois homens trapezistas, musculados e belos, de mãos dadas. O moreno (é o Mário Santelli) e o ruivo (Tommy Zane) com os seus fatos tradicionais dos Santelli Voadores. É este o retrato verdadeiramente fiel da história.




Outras opiniões recomendáveis:

http://therawawakening.blogspot.com/2008/04/salto-mortal-amores-proibidos.html


http://compendiomarianaalmeida.blogspot.com/2007/03/in-folio-salto-mortal.html



Vídeos:

Aqui estão dois pequenos vídeos sobre o trapézio voador.