domingo, 20 de dezembro de 2009

Leitura Conjunta - para Janeiro


Como estamos quase a entrar em 2010, o meu blog vai ter algumas mudanças.

Decidi organizar uma leitura conjunta por mês, caso estivessem interessados em participar. Será dado um tema diferente para cada mês, uma lista de livros com este tema para seleccionarem e uma sondagem para votarem a vossa preferência. As opiniões dos participantes só serão postadas nos seus blogs no final de cada mês.

Para o mês de Janeiro, o tema será "Livros de Autores Portugueses".

As Três Vidas, de João Tordo

Sinopse
Quem é António Augusto Millhouse Pascal? Que segredos rodeiam a vida deste homem de idade, que se esconde do mundo num casarão de província, acompanhado de três netos insolentes, um jardineiro soturno e uma lista de clientes tão abastados e vividos, como perigosos e loucos? São estes os mistérios que o narrador, um rapaz de uma família modesta, vai procurar desvendar não podendo adivinhar que o emprego que lhe é oferecido por Millhouse Pascal se irá transformar numa obsessão que acabará por consumir a sua própria vida. Passando pelo Alentejo, por Lisboa e por Nova Iorque em plenos anos oitenta - época de todas as ganâncias - e, desvendando o passado turbulento do seu patrão - na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial -, As Três Vidas é uma viagem de autodescoberta através do «outro». Cruzando a história sangrenta do século XX com a história destas personagens, este romance é também sobre a paixão do narrador por Camila, a neta mais velha de Millhouse Pascal, e sobre a procura pelo destino secreto que a aguarda; que estará, tal como o do seu avô, inexoravelmente ligado ao destino de um mundo que ameaça, a qualquer momento, resvalar da estreita corda bamba sobre a qual ela se sustém.

Foi Assim que Aconteceu, de Teresa Font

Sinopse: No verão quente de 75, um escândalo abalou algumas famílias da alta sociedade lisboeta da época. Ana Carolina, uma jovem belíssima e bastante libertina para a mentalidade de então, aparece morta no seu apartamento da Avenida Elias Garcia. Suicídio? Overdose? Assassínio? Demasiado incómodo e ameaçador, o caso é rapidamente abafado. Até ao dia em que, vinte e cinco anos depois, a curiosidade de uma redactora freelance de nome Sara é subitamente desperta por uma referência ao caso. Profundamente intrigada com os contornos da história daquela heartbreaker dos anos 70, dá início a uma investigação por conta própria que irá revelar-se surpreendente. Ironia, emoção e humor na estreia literária de uma autora que promete revolucionar o thriller português.
Obra vencedora do ´Prémio Máxima Revelação 2008´.

«Divertido, umas vezes terno, muitas vezes perturbador é um livro que dá prazer a quem o lê. Afinal, o grande objectivo de qualquer romance que se preze.»
Francisco Moita Flores


Os Adultos, de Luis Soares

Sinopse
O que pode acontecer quando um professor se apaixona por uma aluna?
Salvador é um professor de Língua Portuguesa com uma vida absolutamente normal. Tiago, Jorge e Eva são alguns dos seus alunos, que, como todos os jovens da sua idade, costumam encontrar-se anonimamente num chat. Com eles, também Lídia, filha de Salvador.
Quando Lídia parte para Londres e oferece o computador ao pai, Salvador estabelece uma estranha relação virtual com os alunos, principalmente com Eva, que levará a um desfecho inesperado.
Um romance pleno de actualidade, ilustrativo dos tempos modernos e que nos faz pensar sobre os limites das relações proporcionadas pelas novas tecnologias.

Excerto
"Quando o mundo desabar na tempestade do meu castigo, eu vou mergulhar e nadar a salvar-te. És a minha redenção, vê! É para ti que corro, que nado, espera um instante, não te deixes afundar, vou agarrar-te. Quase, meu amor. Nada de mal te pode acontecer, nos meus braços, só a felicidade para sempre. Estou a chegar."


Não digas a Ninguém, de Luisa Castel-Branco

Sinopse
Beatriz, Rita e Samuel são amigos desde a infância, tendo as suas vidas seguido rumos diferentes: a primeira é casada, mãe de três filhos e um casamento (aparentemente) feliz; a segunda, separada, com um namorado ausente e uma filha problemática; Samuel, casado e com dois filhos adolescentes, vive a imagem da família tradicional. Quando os três amigos decidem passar uns dias juntos, não imaginam até que ponto as suas vidas podem mudar.
O aparecimento de uma mulher misteriosa, Benedita, vai transformar o que deveria ser um fim-de-semana tranquilo numa descida ao inferno, onde cada uma das personagens é confrontada com os seus medos e desejos proibidos.
Luísa Castel-Branco regressa ao romance e surpreende os leitores com esta fábula moderna em tom de crítica social, que é também uma história sobre os afectos, o valor da amizade e o poder do amor e do perdão.

Agradece o Beijo, de Ana Zanatti

«Agora que tudo acabou, fecho os olhos e vejo os meus mortos no seu voo tranquilo sobre a cabeça dos prédios da cidade.
Invade-me um cheiro a flores e a terra molhada. Olho à minha volta e pergunto-me que memórias despertará este cheiro em cada um dos presentes… Que imagens estarão a desfilar dentro das suas cabeças?
Na minha, espreita de novo a criança que trago cá dentro, frágil, insegura, sonhadora, voando direita à ilha dos Morangos para trazer à mãe as folhas da Árvore dos Sorrisos.
Sim, que todos transportamos numa cavidade recôndita uma criança silenciada mas viva, à espera de se fazer ouvir, ainda que seja só quando a velhice chegar. Essa criança não murcha, não perde cor nem memória, não cria rugas nem perde a folha, por muito que a queiramos esconder e ignorar.
Um dia, há sempre um dia, ela amarinha por nós e vem perguntar: lembras-te, lembras-te?»