segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Menino e o Cavalo


A extraordinária viagem de um pai para curar o filho



Sinopse:

Rupert Isaacson tinha sonhado o melhor para o filho, imaginava as brincadeiras, as conversas, os passeios… Depois de Rowan nascer, porém, começou a perceber que o seu sonho nunca se iria realizar. O menino não falava, não reagia, refugiava-se no seu mundo, fechado numa concha invisível. Era autista.

O Menino e o Cavalo é a história real, extraordinária, de um pai que vai até aos confins do mundo para curar o filho. É a aventura de uma família única, que arrisca tudo, movida por uma fé inabalável. E que, nas distantes estepes da Mongólia, consegue finalmente o milagre de abrir a concha, e entrar no mundo misterioso de Rowan.



A Minha Opinião:

Terminei o livro com olhos embaciados e coração embebido de ternura… Uma história verídica simplesmente fenomenal, emocionante e triunfante!

Prendeu-me desde as primeiras páginas, uma escrita tão fluente e límpida, com deliciosas descrições da Natureza e dos cavalos e, acima de tudo, da luta e do Amor dos pais para o bem do seu filho autista.

O livro começa com um encontro amoroso entre Rupert e Kristin, num país bastante longínquo dos seus países de origem, na Índia. E depois, casaram-se e anos mais tarde, veio o Rowan, fruto dos dois.

Antes do nascimento de Rowan, Rupert ainda trabalhou em África do Sul, ao lado dos xamãs africanos, ajudando-os a recuperar as suas terras que lhes foram tiradas para as minas.

Já Rowan com três anos de idade e com o autismo recentemente diagnosticado, estes xamãs da África visitaram os EUA, a fim de pedir apoio ao Estado para a recuperação das suas terras, e Rupert decidiu levar o filho aos xamãs para ser observado e ser tocado... Para o meu espanto, os rituais destes xamãs, com danças, tambores, cantos, deram resultado! Houve mudanças surpreendentes em Rowan… Mas os efeitos milagrosos duraram pouco tempo.

Um dia, Rowan escapou-se à vigilância do seu pai e invadiu no rancho do vizinho, atirando-se depois para debaixo de uma égua, mesmo próximo dos seus cascos... E o que aconteceu? Rowan foi pisado? A égua deu-lhe coices? Não vou contar! Achei lindo, impressionante, comovente! Rupert descreveu estas cenas que são de tocar o coração!

A seguir, o pai Rupert, sendo treinador e amador de cavalos, experimentou a montar com o filho, os dois acima da égua. E fez-me sorrir, emocionar, arrepiar... O Rowan extasiava-se, ria-se! Pedia mais e mais, o galope! E começava a comunicar correctamente...

Contudo, aos cinco anos de idade, o seu estado de autismo agravou-se de mal a pior, mesmo com passeios diários a cavalo...

Os resultados que o Rowan teve com xamãs africanos não foram esquecidos e Rupert teve então uma ideia LOUCA, escutando a sua forte intuição: levar o filho aos xamãs do povo das Renas da Mongólia, fazendo percursos a cavalo durante muitos dias, passando pelas montanhas, rios, pântanos…!

Foi uma aventura SOBERBA, DIVINAL que presenciei literalmente com esta família absolutamente FANTÁSTICA na Mongólia. Fiquei a saber mais coisas sobre este País remoto: a História no tempo da invasão soviética e o que estes Russos faziam aos xamãs, a natureza - os lagos purificantes, os cavalos selvagens da Mongólia, as Renas e outros animais, os gers, o Xamamismo. E o Rowan? Que lhe aconteceu? Como ficou depois desta viagem?

Aqui estão algumas fotos que também se encontram no livro:






Adorei! Adorei!

Classificação: 5/5


Outras Opiniões:

Aqui #1 (blog:Leituras e Outras Aventuras)